As expectativas do mercado são projeções elaboradas por instituições que atuam no mercado financeiro, tais como bancos, gestoras de recursos e consultorias e, em alguns casos, empresas do setor real, que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas, com o intuito de assessorar a tomada de decisões tanto por profissionais da própria instituição, como por seus clientes externos.

Neste caso, trata-se da projeção do índice de inflação IPCA. A expectativa para a inflação para os próximos doze meses é calculada diariamente para cada uma das instituições que tenham projeções para todos os doze meses do período considerado. O cálculo é feito acumulando-se as expectativas para as inflações mensais (fonte). Esses dados são gerados pelo IPEA, série: BM12_IPCAEXP1212

O gráfico de expectativa de inflação mostra a projeção do mercado para a taxa de inflação no futuro. É uma ferramenta importante para entender como os agentes econômicos estão posicionados em relação à inflação e como isso pode afetar seus investimentos e decisões financeiras.

Tendência de Alta:

  • Aumento do risco de inflação: Quando a expectativa de inflação está em tendência de alta, significa que o mercado está prevendo um aumento da inflação no futuro. Isso pode ser causado por diversos fatores, como aumento da demanda agregada, desvalorização da moeda, choques de oferta, políticos irresponsáveis que tomam decisões que fazem a dívida pública aumentar etc.
  • Impacto nos investimentos: A expectativa de alta da inflação pode levar a uma mudança no comportamento dos investidores. Eles podem buscar ativos que protejam o seu poder de compra, como títulos atrelados à inflação (IPCA), commodities e ações de empresas que se beneficiam da inflação.
  • Impacto na política monetária: O Banco Central pode ser obrigado a aumentar a taxa de juros para conter a inflação. Isso pode ter um impacto negativo na atividade econômica, mas é necessário para evitar que a inflação saia do controle.

Tendência de Baixa:

  • Redução do risco de inflação: Quando a expectativa de inflação está em tendência de baixa, significa que o mercado está prevendo uma queda da inflação no futuro. Isso pode ser causado por diversos fatores, como desaceleração da demanda agregada, valorização da moeda, aumento da produtividade, entre outros.
  • Impacto nos investimentos: A expectativa de baixa da inflação pode levar a uma mudança no comportamento dos investidores. Eles podem buscar ativos que oferecem retornos mais altos, como ações e títulos de renda fixa com taxas de juros mais elevadas.
  • Impacto na política monetária: O Banco Central pode ser obrigado a reduzir a taxa de juros para estimular a atividade econômica. Isso pode levar a um aumento do consumo e do investimento, mas é necessário monitorar a inflação para evitar que ela volte a subir.

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o Livro Como Proteger seu Patrimônio
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Conheça o Virtudes, Vícios e Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior
Livro Negro dos Im´óveis