Você gostaria de saber se o dólar está ficando caro ou barato em relação a todas as moedas do mundo? O gráfico é automaticamente atualizado. Leia o artigo para entender como funciona.

No gráfico acima temos índice de dólar americano ponderado pelo comércio (linha verde) (Trade weighted US dollar index), também conhecido como índice amplo. Através dele podemos medir o valor do dólar americano em relação a outras moedas mundiais. É um índice ponderado pelo comércio que melhora o índice do dólar mais antigo (DXY) por utilizar mais moedas. O valor do índice base é de 100 em janeiro de 1997.

Na linha vermelha temos a relação entre o dólar e as moedas dos países emergentes que fazem comércio com os EUA. Na linha azul temos a relação entre o dólar e as moedas dos países desenvolvidos que fazem comercio com os EUA.

O índice de dólar ponderado pelo comércio foi criado em 1998 por duas razões: A primeira foi o surgimento do euro, que eliminou várias moedas no índice padrão do dólar. O segundo foi acompanhar outras moedas, especialmente as moedas de países que fazem mais comércio com os EUA. No índice de dólar mais antigo, como vimos aqui, tem mais da metade do seu peso atrelado ao euro, porque a maioria do comércio dos EUA em 1973 era com países europeus.

À medida que o comércio dos EUA se expandiu, os pesos nesse índice ficaram inalterados. Para refletir com mais precisão a força do dólar em relação a outras moedas mundiais, o Federal Reserve criou o índice de dólar americano ponderado pelo comércio (comércio exterior), que inclui uma maior coleção de moedas do que o índice do dólar americano.

As moedas dos seguintes países/regiões fazem parte do índice: Europa (países do euro), Canadá, Japão, México, China, Reino Unido, Taiwan, Coréia, Cingapura, Hong Kong, Malásia, Brasil, Suíça, Tailândia, Filipinas, Austrália, Indonésia, Índia, Israel, Arábia Saudita, Rússia, Suécia, Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia.

Como ler o gráfico?

Quando as linhas estão ascendentes temos o dólar se tornando mais valioso em relação ao valor das moedas de outros países. Quando as linhas são ascendentes temos o dólar perdendo valor.

Observe que existe um fundo cinza sobre o ano de 2008 e 2009 que representa a crise do subprime. Em 2020 temos uma fundo amarelo que representa a crise durante a pandemia. Podemos perceber que no decorrer das duas crises o dólar se apreciou ou se valorizou para depois se desvalorizar no processo de recuperação das economias dos EUA e do mundo.

Como dar “zoom” no gráfico?

O gráfico desta página é atualizado diariamente de forma automática. Na forma padrão ele mostra dados e 2006 até os dias de hoje em um formato mensal. Para observar os dados diários você precisa aplicar um “zoom” movimentando a ferramenta na parte inferior do gráfico como mostra a figura.

Continue estudando:

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.

Livros do Clube dos Poupadores

Aprenda a investir o seu próprio dinheiro e nunca mais dependa das recomendações, opiniões e influências de terceiros. Torne-se um investidor (investidora) livre, consciente e independente. Adquira e baixe os livros agora mesmo:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior