Hoje vamos estudar o ETF ACWI11, negociado na bolsa brasileira, que investe em mais de 2300 ações de empresas em 26 países desenvolvidos e 23 emergentes.

O ETF de código ACWI11 (Trend ETF MSCI ACWI) é gerido pela XP Asset que é um braço do grupo XP. O site oficial do ETF fica aqui. É possível adquirir o ACWI11 através de qualquer corretora ou banco, exatamente como você faria para investir em ações ou fundos imobiliários.

O ETF ACWI11 investe em outro ETF que é negociado nas bolsas dos EUA utilizando o código ACWI. Dessa forma, ao comprar ACWI11 em reais você indiretamente comprará o ETF ACWI que é cotado em dólares. Você encontra essa informação na página que exibe a composição da carteira do ACWI11 neste endereço aqui.

Sendo assim, devemos descobrir onde o ETF ACWI investe. Basta visitar este site aqui da gestora Ishares Blackrock, uma das maiores gestoras de ETFs do mundo.

Todo ETF segue a carteira teórica de um índice. A carteira de ações onde o ACWI investe é definida pela carteira teórica de ações que fazem parte do índice MSCI ACWI Index. Na tabela abaixo podemos observar de quais continentes e países são as ações que fazem parte do ACWI.

Diversificação entre países

A tabela abaixo nos mostra que 58,09% do valor do ETF ACWI, onde o ACWI11 investe, está concentrado em ações de empresas nos EUA. Percentuais menores estão em países desenvolvidos e menores ainda em países em desenvolvimento. É importante destacar que esse peso do sofre pequenas mudanças diariamente (fonte).

O gráfico abaixo nos permite ter uma melhor visão da concentração do ETF em ações de empresas dos EUA (fonte).

Diversificação em setores da economia

Podemos observar que o ETF está mais concentrado em ações de empresas de tecnologia (21,44%), setor financeiro (14,25%), consumo discricionário (produtos não essenciais ou cíclicos) (12,74%) e empresas do setor de saúde (11,23%) (fonte).

 

Abaixo temos outro tipo de gráfico fornecido pelo índice seguido pelo ACWI. Podemos observar que metade do ETF está concentrado em três setores (fonte).

Ações onde o ETF investe

Na tabela podemos ver as 10 ações onde o ACWI mais investe. O peso se encontra na coluna “Weight (%)”. Exemplo: podemos ver que 3,47% do valor do ETF está investido em ações da Apple. Como a concentração em cada ação é pequena e existem milhares de ações de empresas diferentes, uma variação brusca no preço dessas ações produzirá uma variação pequena no preço do ETF. Isso significa que uma crise muito específica que afeta o preço de uma única empresa não produziria grande impacto na carteira. A tabela atualizada fica no decorrer desta página aqui.

O gráfico permite observar que as 10 ações que recebem mais investimentos representam 14% do ETF.

Desempenho

Você pode estudar o desempenho dos ETFs nos gráficos:

Veja que o histórico do ACWI11 é curto e do ACWI é bem logo, mas este está em dólares. Fiz um modelo de gráfico que permite multiplicar o ACWI pelo preço do dólar em reais. Veja como ficou clicando aqui.

Fiz uma comparação do desempenho do ACWI (azul), SPY (amarelo) e EWZ (verde). O EWZ é o principal ETF da bolsa brasileira negociada no exterior. Ele equivale ao desempenho do índice Bovespa, só que dolarizado. Já o SPY é um dos ETFs mais negociados no mundo e representa as 500 principais ações negociadas nas bolsas americanas que refletem o índice SP&500.  O gráfico nos mostra que o EWZ é o mais volátil e o SPY apresentou um melhor desempenho na comparação desde 2016 até o último dia de abril de 2021.

Taxas e impostos

A taxa administrativa cobrada pela gestora no Brasil é de 0,30%. Como se trata de um ETF que investe em outro ETF, também devemos observar que o ACWI no exterior tem uma taxa administrativa de 0,32%. Essas duas taxas reduzem o patrimônio do ETF durante o ano, ou seja, elas se refletem no preço do ETF.

Sempre que você vende um ETF no Brasil com algum lucro é necessário pagar o imposto sobre esse lucro (ganho de capital) que é de 15%. O cálculo e o pagamento do imposto devem ser feitos pelo próprio investidor. Para organizar os seus investimentos e gerar os DARFs para pagamentos dos impostos eu recomendo que você utilize algum tipo de software, como o que citei neste outro artigo.

Investimento no BACW39

Outra forma de investir indiretamente no ACWI negociado nos EUA é através do BDR de código BACW39 negociado na bolsa brasileira. Este é um de vários BDRs de ETFs negociados no exterior que a própria B3 está emitindo (fonte). Quando investimos nesses ETFs através de um BDR temos a taxa de 0,32% do ACWI, mas não temos a de 0,30% do ACWI11. Este BDR repassa dividendos, mas o gestor fica com 5% do dividendo para ele como uma taxa.

Investir diretamente

Se você já sabe investir no exterior é possível investir diretamente no ACWI (para aprender leia este livro). Existem algumas vantagens no investimento direto:

  • Ao investir diretamente você só terá a taxa administrativa do ACWI no exterior que é de 0,32% e evitará a taxa adicional de 0,30% do ACWI11 no Brasil.
  • Ao investir diretamente você não precisa pagar imposto sobre o ganho de capital (lucro) se a venda do ativo não ultrapassar o valor de R$ 35 mil no mês.
  • Uma das vantagens do investimento no exterior é ter parte do seu patrimônio fora do Brasil em dólares.
  • Quando investimos diretamente no ETF emitido no exterior recebemos dividendos. No exemplo deste ETF são dois pagamentos por ano.

O gráfico acima mostra os dividendos pagos nos últimos anos por cada ETF ACWI.  No último ano o ACWI pagou US$1.30 de dividendo ou 1.31% sobre o seu preço quando este artigo foi escrito. O dividendo pode ser encontrado na página do ETF, na tabela “Portfolio Characteristics”.

Veja que quando compramos o ACWI11 na bolsa brasileira não recebemos dividendos. O gestor do ETF recebe os dividendos e reinveste o valor recebido valorizando o ETF em reais.

Exposição cambial

Quando investimos no ACWI11 sofremos os efeitos das variações cambiais. Vamos imaginar que o preço do ACWI nos EUA se manteve estável. Se o dólar se valorizar no Brasil teremos um alta no preço do ACWI11, mesmo com ACWI estável nos EUA. Já se o dólar ficar mais barato teremos uma queda no preço do ACWI11, mesmo com ACWI estável lá fora.

Dessa forma, o ACWI11 ficará mais barato quando as bolsas dos EUA e do mundo estiverem em queda e o dólar estiver cada vez mais barato em relação ao real. O ACWI11 ficará cada vez mais caro quando as bolsas nos EUA e no exterior estiverem em tendência de alta e o dólar cada vez mais caro em reais.

Conclusão

O ACWI11 é mais uma possibilidade de diversificação de investimento oferecido em reais através da bolsa brasileira. É uma forma cômoda de expor seus investimentos aos preços de ativos de outros países e ao movimento do dólar.

Quando escrevo um artigo sobre um investimento não significa que o estou recomendando. O meu objetivo aqui é motivar você a estudar os investimentos por conta própria antes de tomar qualquer decisão.

Receba um aviso por e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail aqui.

Livros do Clube dos Poupadores

Aprenda a investir o seu próprio dinheiro e nunca mais dependa das recomendações, opiniões e influências de terceiros. Torne-se um investidor (investidora) livre, consciente e independente. Adquira e baixe os livros agora mesmo:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior