Dados históricos de rentabilidade nominal dos melhores e piores investimentos de 2021:

Gráfico:

Veja também:

Todos os meses eu atualizo a tabela acima para meu uso pessoal e ao mesmo tempo compartilho com meus leitores. Segue algumas explicações sobre os números:

  • Selic: mostra quanto um investimento qualquer renderia se fosse rentabilizado diariamente pela taxa Selic no decorrer do mês. Você irá perceber que nos meses com mais dias úteis a taxa acumulada no mês será maior. Isso também vale para investimentos que seguem a taxa DI, mas não vale para a poupança, já que a poupança é rentabilizada mensalmente e não diariamente. Para acompanhar o gráfico da Selic visite aqui.
  • CDI: mostra quanto um investimento qualquer renderia se fosse rentabilizado diariamente pelo equivalente a 100% do CDI (Taxa DI) como CDB, LCI e LCA pós-fixados. Para aprender a investir nesses investimentos leia esse livro.
  • Poupança: mostra a rentabilidade da poupança no primeiro dia útil do mês. Para saber mais sobre a rentabilidade da poupança visite aqui.
  • IRF-M é um índice de renda fixa prefixada, calculado pela ANBIMA, que é formado por títulos públicos prefixados, que são as LTNs (Letras do Tesouro Nacional), também conhecidos como Tesouro Prefixado e NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F) conhecidos como Tesouro Prefixado com Juros Semestrais. Você pode investir para obter a variação desse índice através de ETFs ou diretamente em títulos públicos prefixados. Veja gráficos do IRF-M.
  • IMA-B é um índice de renda fixa calculado pela ANBIMA que é formado por títulos públicos indexados à inflação (IPCA) que são as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B), também conhecidos como Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Este índice permite observar qual seria o seu resultado financeiro se tivesse feito investimentos com rentabilidades equivalentes ao Tesouro IPCA com diversos vencimentos. É possível ter o mesmo desempenho do IMA-B investindo em ETFs que investem na mesma carteira de títulos do IMA-B ou rendimento parecido investido diretamente em títulos públicos. O IMAB 5 é composto por títulos com vencimentos curtos, ou seja, em até 5 anos. O IMAB 5+ é composto por títulos com vencimento longo ou acima de 5 anos. Veja gráficos do IMA-B.
  • Renda variável: Clicando nos ícones com o desenho de um gráfico você verá um gráfico que mostra o histórico completo dos dados utilizados para elaborar a tabela.
  • Ibovespa: índice que mede o desempenho de mais de 60 ações entre as mais negociadas na bolsa brasileira.
  • Small Cap: índice que mede o desempenho das ações mais negociadas entre as que possuem menor capitalização.
  • IEEX – IEE – Índice de Energia Elétrica: foi o primeiro índice setorial criado pela Bolsa (1996). Composto por empresas do setor de energia elétrica.
  • INDX – Índice do Setor Industrial: índice composto por ações que mais representam o setor industrial.
  • ICON – Índice de Consumo: índice composto por ações dos setores de consumo cíclico e não-cíclico.
  • IMOB – Índice Imobiliário: índice que representa o desempenho das ações das empresas dos setores da atividade imobiliária: construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis.
  • IFNC – Índice Financeiro: índice composto por ações dos setores de: intermediários financeiros, serviços financeiros diversos e previdência e seguros.
  • IMAT – Índice de Materiais Básicos: índice composto por ações de empresas do setor de Materiais Básicos.
  • UTIL – Índice de Utilidade Pública: índice composto por ações de empresas do setor de utilidade pública: energia elétrica, água e saneamento e gás.
  • IFIX – índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários.
  • IDIV – Índice Dividendos: índice que mede o desempenho das ações de empresas pagadoras de dividendos.
  • Inflação: a tabela acima foi atualizada no primeiro dia de cada mês, mas o IPCA do mês só será calculado e divulgado pelo IBGE durante o mês seguinte. Por esse motivo, utilizo a projeção do IPCA que é calculada pela Anbima (fonte). Na próxima atualização da tabela o IPCA projetado da Anbima será substituído pelo IPCA divulgado pelo IBGE.

Real – A taxa que aparece na coluna chamada “real” mostra a rentabilidade real acumulada no ano já com a inflação descontada.

Receba um aviso por e-mail sempre que a tabela acima for atualizada ou quando novos artigos sobre investimentos forem publicados no Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail visitando aqui. Melhore a rentabilidade dos seus investimentos através dos livros recomendados, visite aqui.

Prever os melhores investimentos deste ano ou dos próximos é sempre uma tarefa muito difícil. A tabela reforça a afirmação de que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. Ter uma carteira diversificada de investimentos sempre é a opção mais equilibrada e menos arriscada.

Aprender sobre o funcionamento dos investimentos é o que existe de mais importante, comece aqui.

Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente:

Apoie o Clube dos Poupadores investindo na sua educação financeira. Clique sobre os livros para conhecer e adquirir:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o Livro Como Proteger seu Patrimônio
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Conheça o Virtudes, Vícios e Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior
Livro Negro dos Im´óveis