Aqui você um estudo de sazonalidade do Índice Bovespa e do S&P500 para identificar se existem meses ou trimestres melhores ou piores para investir. Sabemos que existem setores da economia onde as empresas vendem e lucram mais em determinados meses ou trimestres do ano. Esse melhor ou pior desempenho das empresas interfere nos preços de suas ações e por consequência influencia o desempenho das bolsas. Leia o conteúdo no final da planilha abaixo para entender como ela funciona.

Sazonalidade Índice Bovespa:


A planilha nos mostra o desempenho mensal do Índice Bovespa desde 1992 em reais. Os valores vermelhos representam os meses com desempenho negativo, ou seja, quando as ações que fazem parte da carteira do índice Bovespa ficaram mais baratas no período. Os meses que estão entre os 10% piores da bolsa estão destacados com um fundo vermelho mais intenso. Os valores com fundo verde representam são meses de alta na bolsa. Os meses que estão entre os 10% melhores do período possuem fundo verde mais intenso.

A planilha calcula e exibe o número de meses negativos e positivos nas últimas décadas, ou seja, meses em que a bolsa terminou em baixa ou em alta. Veja que também temos o percentual de meses positivos e o retorno médio e mediano dos meses.

O que podemos observar na planilha:

  • Os melhores meses para ter investimentos na bolsa brasileira foram os meses 7, 9 e 12. Exemplo: Na linha “Positivo (%) podemos ver que mais de 70% dos meses 8 das últimas décadas foram de ganhos na bolsa.
  • O pior mês para ter investimentos na bolsa brasileira foi o mês 5. Como podemos ver na linha “Positivo (%)”, o mês 5 é o que menos vezes terminou positivo.
  • O melhor trimestre para ter investimentos na bolsa foi o terceiro semestre.
  • O pior trimestre para ter investimentos na bolsa foi o segundo trimestre.
  • Os meses mais rentáveis, na média, foram os meses: 1, 11 e 12. Na mediana os melhores meses foram: 12, 7 e 9
  • Os meses menos rentáveis na média foram: 5, 6 e 10. Na mediana os piores meses foram: 5 e 1.

É importante destacar que o valor médio pode ser exageradamente impactado (para mais ou para menos) por um ou dois meses com fortes altas ou fortes baixas (meses fora do padrão). O valor mediano reduz esse efeito.

O investimento no índice Bovespa pode ser feito através de ETFs como o BOVA11 e outros. Para aprender a investir em ETFs leia este livro.

Sazonalidade no Índice Bovespa Dolarizado

Devido aos problemas que o nosso país enfrentou de hiperinflação, cortes de zeros na moeda e trocas de moeda, temos uma melhor forma de estudar o índice Bovespa no longo prazo através do índice dolarizado. Logo abaixo temos o desempenho do índice Bovespa dolarizado desde a década de 60 até os dias de hoje. O investimento no índice dolarizado seria o equivalente a investir no ETF chamado EWZ que você encontrará investindo através de corretoras nos EUA (aprenda a como investir no exterior).

Sazonalidade S&P 500 (Bolsas dos EUA):

O S&P500 é o índice que mede o desempenho das 500 ações mais importantes das duas principais bolsas americanas. A tabela acima mostra o retorno médio (Avg Return), o percentual de meses positivos (% Positive), o melhor mês (Best), pior mês (Worst) e o desvio padrão (Std Dev).

  • Os melhores meses do ano para estar posicionado na bolsa americana foram: 4, 12, 11, pois esses são os meses em que a bolsa terminou positiva mais vezes.
  • O pior mês foi o mês 9, pois na maior parte das vezes ele terminou negativo.
  • Os meses mais rentáveis foram: 4, 12, 11 e 1.
  • Os meses menos rentáveis foram: 9 e 2.
  • O trimestres mais fraco costuma ser o terceiro.
  • O trimestre mais forte costuma ser o quarto.

A sazonalidade é mais facilmente observada em setores da economia que sofrem os seus efeitos. Ações relacionadas a esses setores podem sofrer mais ou menos impacto nos preços dependendo dos meses do ano. Os meses indicados nos gráficos abaixo são os que apresentam os melhores resultados considerando as bolsas americanas.

É possível investir no S&P500 através de alguns ETFs negociados na bolsa brasileira e através de ETFs negociados por corretoras nos EUA. Temos livros que ensinam a investir em ETFs no Brasil e no exterior, veja todos os nossos livros sobre investimentos.

Sazonalidade dos setores:

Dicas: Consumer Disc significa “consumer discretionary” ou “consumo cíclico” que são empresas que produzem e vendem produtos não essenciais como veículos, eletrônicos, serviços de entretenimento e bens que geralmente compramos no final do ano. O item chamado “Cons. Stamples” representa o setor de consumo não cíclico ou de produtos e serviços essenciais demandados em qualquer período do ano e até mesmo durante as crises econômicas como a indústria de alimentos. 

Sazonalidade das indústrias:

Sazonalidade das Commodities:

É possível investir em setores específicos da economia americana através de ETFs setoriais negociados em corretoras nos EUA. No Brasil também temos alguns ETFs setoriais. Cada ETF é composto por uma carteira com dezenas, centenas ou até milhares de ações de empresas do mesmo setor.

É importante entender claramente que esses dados apresentados nesse artigo nos falam sobre o que aconteceu no passado e por isso nos indicam apenas probabilidades sobre o futuro e nunca certezas ou qualquer garantia de que irão se repetir.

Livros do Clube dos Poupadores

Aprenda a investir o seu próprio dinheiro e nunca mais dependa das recomendações, opiniões e influências de terceiros. Torne-se um investidor (investidora) livre, consciente e independente. Adquira e baixe os livros agora mesmo:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Carteiras de Investimentos
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior