Investir em platina

A platina é um elemento químico considerado um metal precioso. É utilizada por fabricantes de joias, eletrônicos e automóveis. O pequeno investidor pode investir em platina através da compra de ETFs que são fundos negociados em bolsa.

O maior ETF que investe em platina é o PPLT (Aberdeen Standard Physical Platinum Shares ETF). Seu preço sofre as variações da platina física, já que o ETF possui barras de platina estocadas em instituições financeiras como o banco JPMorgan em Londres e Zurique.

Este tipo de ETF, assim como o ETF de ouro físico e o ETF de prata física, são ótimas soluções para o pequeno investidor que pretende investir nesses artigos sem os problemas de armazenamento, segurança e facilidade de compra e venda. As ações fornecem uma maneira econômica e conveniente de investir em platina física.

Para comprar e vender ETFs de metais preciosos basta que você apenda a realizar investimentos no exterior. Uma ótima forma de começar seus estudos é o livro Como Investir no Exterior.

O gráfico acima mostra o comportamento do ouro (GLD), prata (SLV) e da platina (PPLT) nos últimos 5 anos.

O general espanhol da marinha e cientista Antonio de Ulloa introduziu a platina na Europa em 1735. Hoje, a platina é extraída na África do Sul, que representa cerca de 80% da produção mundial. A Rússia é o segundo maior produtor. Cerca de metade da platina extraída vai para joias, sendo demandada porque parece prata na cor, mas não mancha como a prata. A platina também é mais forte e mais durável que o ouro. Curiosamente a platina é mais rara que o ouro (15 a 20 vezes mais rara).

O preço da platina vem diminuindo desde a crise financeira de 2007-2008. Um motivo é o interesse cada vez maior dos investidores por ouro e o aumento significativo da produção de platina nas minas sul-africanas. Nos Estados Unidos, anéis de noivado de platina são uma alternativa popular aos anéis de ouro.

A indústria automobilística usa platina para conversores catalíticos, o que pode ajudar a reduzir a toxicidade de gases e poluentes no escapamento que um motor de combustão. O metal também é usado em termômetros, equipamentos de laboratório, eletrodos e equipamentos odontológicos.

Para aprender a investir em ETFs negociados no exterior que investem em metais preciosos, ações, imóveis, produtos agrícolas e outros ativos leia livro Como Investir no Exterior.

Se você quiser aprender mais sobre investimentos e educação financeira acompanhe os artigos que escrevo semanalmente aqui no Clube dos Poupadores. Eu aviso todos os leitores inscritos quando existem novidades. Para se tornar um leitor inscrito gratuitamente basta preencher o formulário e depois confirmar sua inscrição através do e-mail que enviarei para você.

Informe o seu e-mail:

Aprenda a investir:

Livros que escrevi para ajudar você a melhorar os seus resultados financeiros:

Clique para conhecer o livro Independência Financeira
Clique para conhecer o livro Como Investir em CDB, LCI e LCA
Clique para conhecer o livro Como Investir em Títulos Públicos
Clique para conhecer o livro Como Investir na Bolsa por Análise Fundamentalista
Clique para conhecer o livro sobre Como Investir na Bolsa por Análise Técnica
Clique para conhecer o livro Como Investir em ETF
Clique para conhecer o Livro Como Investir no Exterior