Investir em platina

A platina é um elemento químico considerado um metal precioso. É utilizada por fabricantes de joias, eletrônicos e automóveis. O pequeno investidor pode investir em platina através da compra de ETFs que são fundos negociados em bolsa.

O maior ETF que investe em platina é o PPLT (Aberdeen Standard Physical Platinum Shares ETF). Seu preço sofre as variações da platina física, já que o ETF possui barras de platina estocadas em instituições financeiras como o banco JPMorgan em Londres e Zurique.

Este tipo de ETF, assim como o ETF de ouro físico e o ETF de prata física, são ótimas soluções para o pequeno investidor que pretende investir nesses artigos sem os problemas de armazenamento, segurança e facilidade de compra e venda. As ações fornecem uma maneira econômica e conveniente de investir em platina física.

Para comprar e vender ETFs de metais preciosos basta que você apenda a realizar investimentos no exterior. Uma ótima forma de começar seus estudos é o livro Como Investir no Exterior.

O gráfico acima mostra o comportamento do ouro (GLD), prata (SLV) e da platina (PPLT) nos últimos 5 anos.

O general espanhol da marinha e cientista Antonio de Ulloa introduziu a platina na Europa em 1735. Hoje, a platina é extraída na África do Sul, que representa cerca de 80% da produção mundial. A Rússia é o segundo maior produtor. Cerca de metade da platina extraída vai para joias, sendo demandada porque parece prata na cor, mas não mancha como a prata. A platina também é mais forte e mais durável que o ouro. Curiosamente a platina é mais rara que o ouro (15 a 20 vezes mais rara).

O preço da platina vem diminuindo desde a crise financeira de 2007-2008. Um motivo é o interesse cada vez maior dos investidores por ouro e o aumento significativo da produção de platina nas minas sul-africanas. Nos Estados Unidos, anéis de noivado de platina são uma alternativa popular aos anéis de ouro.

A indústria automobilística usa platina para conversores catalíticos, o que pode ajudar a reduzir a toxicidade de gases e poluentes no escapamento que um motor de combustão. O metal também é usado em termômetros, equipamentos de laboratório, eletrodos e equipamentos odontológicos.

Para aprender a investir em ETFs negociados no exterior que investem em metais preciosos, ações, imóveis, produtos agrícolas e outros ativos leia livro Como Investir no Exterior.

Leitura recomendada: livro Como Investir no Exterior. Conheça todos os nossos livros sobre investimentos visitando aqui.

Inscreva-se para receber nossos artigos por e-mail gratuitamente.