Assista ao vídeo onde um dos homens mais ricos do Brasil fala sobre ganhar dinheiro:
A forma como as pessoas pensam sobre o dinheiro é o que mais interfere na sua capacidade de acumular, investir e fazer mais dinheiro.
O senhor que aparece no vídeo se chama Luiz Alves Paes de Barros. Ele tem 74 anos e um patrimônio acima de US$ 1,5 bilhões.
Quando ele diz: “tem gente que quer ganhar dinheiro para poder comprar um automóvel, comprar uma casa e viajar, então o dinheiro acaba” está descrevendo uma ideia que já descrevi algumas vezes sobre dinheiro caro e dinheiro barato.
O dinheiro caro é aquele que você ganha vendendo o seu tempo e esforço em troca de uma remuneração.
O dinheiro barato é fruto da renda, juros, lucros ou aluguéis dos seus bens ou investimentos adquiridos com dinheiro caro no primeiro momento.
Durante a sua vida, uma parte do dinheiro caro deve ser utilizado para comprar ativos que produzem o dinheiro barato de forma recorrente.
Se você gastar todo o dinheiro caro que você receber trabalhando, e ainda acumular dívidas que vão comprometer sua renda no futuro, você nunca terá os bens que geram o dinheiro barato que poderá ser mais facilmente utilizado para bancar um bom estilo de vida.
Em seguida ele diz: “depois de um certo volume de dinheiro, tudo fica mais fácil… aí você pode fazer as coisas agradáveis um pouco mais tarde do que antes”.
Ele provavelmente se refere ao momento em que você, como investidor, terá a sua independência financeira com base em ativos que geram renda recorrente (dinheiro barato).
Aqui temos um sacrifício na juventude (que ele descreve como um carro mais simples e as reclamações da esposa) para desfrutar de mais liberdade financeira pelo resto da vida.
No futuro, pretendo escrever um artigo sobre essa ideia do sacrifício, ou seja, sacrificar algo hoje para receber muito mais amanhã. É um conceito muito antigo.
A busca da independência financeira não deixa de ser uma aposta otimista sobre o futuro, já que não existe qualquer garantia na vida de que teremos um futuro para desfrutar o que iremos acumular.
Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como esse forem publicados. Inscreva-se gratuitamente: